Cuiabá | MT 27/04/2024
Interior de MT
Sexta, 18 de março de 2011, 16h05

Subsede de Luciara recorre ao MP contra turmas multisseriadas


Orientação é da Direção Central do Sintep/MT

Seguindo a orientação da Direção Central do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), a subsede de Luciara, a 1.180 km de Cuiabá, entrará com representação no Ministério Público (MP) contra a formação de turmas multisseriadas. A medida será tomada na próxima semana, na Promotoria de São Félix do Araguaia, a 100 km de Luciara.

Também para a próxima semana está prevista uma reunião com pais e alunos da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, notificada pela equipe de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) a formar turmas multisseriadas. "A subsede está elaborando um documento elencando os pontos negativos desta medida. O principal deles é o comprometimento da qualidade da Educação", ressalta o secretário de Formação do Sintep em Luciara, José Raimundo Ribeiro (conhecido como Zecão).

Nas turmas multisseriadas, alunos de diferentes séries e níveis estudam em uma mesma sala de aula. Segundo o sindicalista, esta determinação está ligada a uma política economicista, em que a Educação é considerada um gasto e não um investimento. "Toda a comunidade escolar é contra este retrocesso e não vamos permitir sua concretização. Se preciso for, vamos acionar o Conselho Estadual de Educação (CEE)", acrescenta.

Além da autonomia pedagógica da escola, a medida compromete também o processo ensino-aprendizagem do aluno. É o que explica a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza. "Esta não é uma decisão acertada porque, além do acesso a turma multisseriada, é preciso pensar no grande desafio da permanência dos alunos nessas salas de aula". Isso porque, de acordo com ela, o maior problema no Ensino Médio atual é a evasão de estudantes, o que pode ser agravado com a junção de turmas.

A Direção Central do Sintep/MT buscou tratar da questão junto aos gestores educacionais e ainda não foi atendida. "Agora, a orientação do Sindicato é recorrer ao Ministério Público para assegurar os direitos dos alunos e garantir a qualidade da educação", salienta o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114