Cuiabá | MT 28/04/2024
Interior de MT
Terça, 19 de abril de 2011, 14h43

Senai-MT e Odebrecht irão qualificar 7.805 trabalhadores em Paranaíta


Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e a empresa Odebrecht irá promover a capacitação de 7.805 trabalhadores na região Norte de Mato Grosso, mais precisamente em Paranaíta (a 890 quilômetros de Cuiabá), para suprir a falta de mão de obra qualificada na construção civil. Ao todo, serão nove cursos gratuitos, cujo cronograma de operacionalização estende-se até 2013.

O plano de qualificação é operacionalizado pelo Senai-Sinop, sob gerência de Rubens de Oliveira, e prevê atendimento de mais de 4.000 estudantes somente em 2011. O cronograma está dividido em dois módulos, o Básico e o Técnico, e segue a padronização do Programa Acreditar, da Odebrecht. A iniciativa oferece os seguintes cursos: Iniciação Básica, Armador de Ferro, Soldagem, Carpintaria, Eletricista, Operador de Máquina (Carregadeira, Escavadeira, Retroescavadeira, Trator de Lâmina, Caminhão Basculante e Motoniveladora). As aulas são realizadas em Paranaíta, no Centro de Formação Acreditar, instalado na sede do Programa.

O diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, explica que a falta de pessoas capacitadas é o gargalo da construção civil e iniciativas como esta contribuem decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico de regiões que sofrem com o desemprego. "Somente com o Programa Acreditar, da Odebrecht, conseguiremos qualificar mais da metade da população local de 10.690 habitantes. Paranaíta é um município recente, com apenas 25 anos, e a qualificação da mão de obra dará mais chances aos trabalhadores de conseguir inserção no mercado".

A capacitação de trabalhadores nos municípios onde há unidade instalada faz parte da política de atuação da Odebrecht. Em Paranaíta, a indústria investe na Usina Hidrelétrica Teles Pires, que está em fase de construção. E é por meio do Programa Acreditar que a empresa busca incentivar a qualificação da comunidade e absorver a mão de obra local, contribuindo para elevar a empregabilidade nos municípios e evitar a migração de profissionais de outros Estados.

INSCRIÇÃO - Para participar, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, ser alfabetizados e morar na região de Paranaíta. Os interessados também terão que participar de um processo seletivo, realizado pela coordenação do Programa Acreditar. Alguns cursos do Módulo Básico já estão em andamento e novas turmas são abertas de acordo com o cronograma de realização. A inscrição é feita na sede do Programa Acreditar, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h ou das 18 às 22h




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114