Cuiabá | MT 05/05/2024
Interior de MT
Sexta, 17 de junho de 2011, 15h23

Empresários e autoridades locais movimentam FCO de Sapezal


O encontro sobre o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) em Sapezal envolveu empreendedores locais no último dia 15 superando as expectativas. Na oportunidade foram feitos questionamentos pertinentes a linha de financiamento e dúvidas referentes a procedimentos para pleitear os recursos. O evento teve participação maciça de empresários e autoridades, na Câmara dos Vereadores da Cidade, totalizando 205 participantes. Só em 2011 foram financiados por meio do FCO cerca de R$ 200 milhões para a região.

“A expectativa é que muitos interessados vão procurar o Banco do Brasil e o Sicredi para pleitear o financiamento, principalmente os empreendedores individuais (EI) e micro empresários. Foi o diagnóstico que tivemos”, revelou Wilson Pereira, superintendente da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Entre as dúvidas a questão era sobre o trâmite do processo na busca pelo recurso. Entre as respostas, avaliações peculiares a cada caso.

Em Sapezal, além do agronegócio voltado especialmente para a área de grãos, o comércio e prestadores de serviços são segmentos fortes que se destacam como promissores para a região.

Participaram representantes do Ministério da Integração Nacional, do Banco do Brasil, do Sebrae, do CDL, da Associação Comercial e Empresarial de Sapezal e secretários municipais.

BENEFÍCIOS

O Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) já financiou em 2011 cerca de R$ 200 milhões para 1.173 empresas na região de Sapezal. Esses recursos geraram 3.403 empregos diretos e 5.251 indiretos. Os juros desta linha de financiamento são bem em conta, fator que acaba aquecendo o setor empresarial e rural de diversas regiões do Estado.

Umas das principais ações da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) no ano passado foi o FCO Itinerante. O objetivo é levar informações sobre a linha de financiamento para todo o Estado. Para este ano estão programadas para receber o evento cerca de 19 cidades.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, o FCO beneficia vários setores como o agroindustrial, agropecuário, mineral, turístico, comercial e de serviço. O Projeto é organizado pelo Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado por meio da (Sicme), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), MT Regional, Banco do Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), em parceria com as prefeituras.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114