Cuiabá | MT 07/05/2024
Interior de MT
Quinta, 01 de setembro de 2011, 20h45

TAC estabelece medidas para sanar irregularidades no sistema de abastecimento de água


Um termo de ajustamento de conduta firmado entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e o município de Santo Antônio do Leste estabelece várias medidas a serem adotadas para sanar irregularidades referentes a questões sanitárias, ambientais e epidemiológicas verificadas no serviço de abastecimento de água. O acordo foi feito com base no Relatório Técnico de Inspeção Sanitária e Monitoramento Epidemiológico realizado pleo Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis.

De acordo com o promotor de Justiça Sílvio Rodrigues Alessi Júnior, a primeira providência a ser adotada pelo município será a adequação da estrutura física e correção das irregularidades verificadas em pontos de tratamento da Companhia de Abastecimento de Santo Antônio do Leste (Caesal) e de três escolas. A partir de agora, também está proibida a utilização do produto Ortotoluidina para dosagem do cloro e ph pela Caesal.

“O método colorimétrico utilizado pelo Caesal também deverá ser substituído por aparelho digital de precisão para medição de cloro, ph e turbidez. A companhia terá ainda que manter o registro de limpeza das caixas semestralmente”, informou o promotor de Justiça.

Segundo ele, no TAC foram estabelecidas 12 medidas que deverão ser adotadas imediatamente. O acordo prevê também 15 ações a serem realizadas no prazo máximo de seis meses. Entre elas, estão o reparo das tubulações com vazamento; manutenção preventiva e corretiva das bombas de água, máquinas e equipamentos do sistema como um todo; e elaboração do manual de boas práticas para o sistema de abastecimento de água.

“Caso as obrigações estabelecidas no acordo não sejam cumpridas, o município deverá arcar com pagamento de multa diária no valor de R$ 200,00 por cada item descumprido. A fiscalização do cumprimento das cláusulas será realizada pelo Ministério Público, sem prejuízo do apoio do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis e outros órgãos pertinentes”, afirmou o representante do Ministério Público. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114