Cuiabá | MT 06/05/2024
Interior de MT
Segunda, 05 de setembro de 2011, 05h59

Em Lucas, chineses falam do encanto pela produção mato-grossenses e do interesse em investir


Em Lucas do Rio Verde, segundo município em que a comitiva da expedição ‘Rota da Integração’ Cuiabá – Santarém parou, o prefeito municipal, Marino Franz, também apresentou os índices econômicos destacando que a produção agrícola é o forte da economia local e que o milho é o “carro-chefe”.

Conforme Marino Franz, para a safra 2012 a produção será de 21 milhões de toneladas e que têm projeção de atingirem entre 2018 e 2020 30 milhões de toneladas. A região de Lucas do Rio Verde compreende 21 municípios, todos desenvolvendo a agricultura. “Esta Rota da Integração não vai prospectar só o Estado de Mato Grosso, mas o Pará e até outros estados vizinhos”, avaliou o prefeito.

O governador Silval Barbosa relembrou que na última viagem internacional, em que passou pela China, pôde apresentar um pouco do potencial mato-grossense, principalmente no setor produtivo. Os chineses mostraram interesses desde então para conhecerem o Estado. “Ele possuem uma produção muito rudimentar e ter a oportunidade de conhecer ‘in loco’ as nossas plantações, as máquinas e o desenvolvimento regional os deixam ainda mais encantados, porque não tinham a noção dos que temos e plantamos aqui”, disse Silval.

Um dos chineses a integrar a comitiva, o engenheiro Cair Xudong lembrou que, por meio de um consorcio com o banco de desenvolvimento econômico e social da China, já construíram 90 quilômetros de estradas em seu país e que se consideram capazes de concluir o projeto da Ferrovia da Integração Centro-Oeste (Fico), da qual Lucas será a central de cargas. Na segunda-feira (05.09), mais oito chineses, representantes da instituição financeira na China, se encontrarão em Santarém (PA) à comitiva.

Silval Barbosa assinalou que o Governo de Mato Grosso não medirá esforços para fazer da Fico uma realidade e, além desta ferrovia, a Cuiabá-Santarém, apenas para escoar a produção regional e tornar o Estado ainda mais competitivo no mercado do agronegócio, melhorando a logística que possibilitaria entre uma série de benefícios ao produtor, a redução do frete.

Cair Xudong agradeceu Silval por fazer essa “ponte de ligação” entre Brasil e China, os dois principais países do Bric, formados ainda pela Rússia e Índia.

Integram também a comitiva, os secretários de Estado Zé Domingos Fraga (Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar), Francisco Vuolo (extraordinário de Estado de Acompanhamento de Logística de Transportes), Arnaldo Alves (Transporte e Pavimentação Urbana) e Pedro Nadaf (Indústria, Comércio, Minas e Energia), além dos deputados federais Nininho, Dilmar Dal’Bosco e Pedro Satélite e os deputados federais Wellington Fagundes e Neri Geller. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114