Cuiabá | MT 12/05/2024
Interior de MT
Terça, 27 de setembro de 2011, 06h56

Votoratim movimenta economia da região de Aguaçu e Guia


A Votorantim Cimentos está entre as 10 maiores empresas no segmento de materiais para construção. No Brasil, mantém a liderança de mercado, com 40% de participação. Ao todo, possui cerca de 50 unidades de produção de cimento e agregados, considerando ainda 70 centros de distribuição. Em Mato Grosso conta com uma unidade em Nobres (120 km de Cuiabá) e outra em construção entre o Distrito da Guia e do Aguaçu, a qual deverá começar a produzir em julho de 2012.

Um dos principais motivos da empresa ter escolhido Mato Grosso para o instalar sua nova planta foram os incentivos fiscais concedidos pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). O presidente da Votorantin, Walter Schalka, fez questão de ressaltar o empenho de toda a equipe de Governo que tem contribuido para a implantação da nova planta.

De acordo com o presidente as obras estão adiantadas e devem ser finalizadas em julho de 2012. Esse empreendimento terá capacidade de produzir 1,2 milhões de toneladas de cimento ao ano. “Essa nova unidade irá dobrar a capacidade de fornecimento para a região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A empresa já tem alguns funcionários contratados em treinamento em outras unidades, pois quando a Votorantim começar com suas atividades já teremos profissionais qualificados".

O presidente destaca ainda, que atualmente o Estado conta com uma unidade no município de Nobres, que produz aproximadamente de 1,3 milhão de toneladas de cimento por ano.

O Secretário da Sicme, Pedro Nadaf, explica que além de gerar emprego e renda no Estado, a empresa contribui para o desenvolvimento integrado da região. “Só na obra serão empregados 1.200 funcionários, quando o empreendimento estiver operando serão cerca de 130 empregos diretos e 390 indiretos".

A Votorantim Cimentos também está implementando, na região do Aguaçu e Guia, programas de capacitação profissional. O sub-prefeito do Distrito de Aguaçu, Renato Pedroso, afirma que a fabrica está beneficiando muito os distritos e municípios que estão aos redores.

“Só do Aguaçu 32 pessoas estão trabalhando na obra. Todos foram qualificados com cursos no Senai”. Ele complementou ainda, que o distrito desde o inicio das obras já cresceu 100% e que vai crescer muito mais. “Já estamos viabilizando para que possa ser implantado transporte coletivo, hotéis e postos de gasolina".

Nadaf, reforça que esse empreendimento traz para Mato Grosso um investimento de R$ 390 milhões, o que irá atrair outras novas empresas para a região, aumentando ainda mais a economia do Estado.

Um grupo formado pelo governador de Estado, Silval Barbosa, Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, presidente da Votorantim, Walter Schalka, sub-prefeito do Distrito de Aguaçu, Renato Pedroso, políticos e autoridades visitaram as obras da nova fábrica.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114