Cuiabá | MT 28/04/2024
Interior de MT
Quinta, 06 de outubro de 2011, 11h49

Cáceres discute ações para fortalecer turismo para Copa 2014


A audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa sobre a Copa do Pantanal 2014 em Cáceres reuniu representantes de diversos segmentos sociais que puderam conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos para o evento e sugerir ações que possam melhorar a infraestrutura turística para atração de mais visitantes ao município. No auditório da Unemat na última segunda-feira (3) estudantes, empresários, líderes políticos e religiosos participaram das discussões sobre as ações turísticas que serão desencadeadas com os projetos do mundial de futebol.

A audiência foi coordenada pelo deputado estadual Airton Português, que requereu o evento. “Foi uma boa oportunidade para que a sociedade pudesse conhecer como o governo está conduzindo os projetos da Copa de 2014 em nosso estado e quais os reflexos dessas ações na região da Grande Cáceres. O município é destino indutor de turismo e deve ter ações que possam melhorar a estrutura para atrair mais pessoas que querem conhecer o Pantanal e outras riquezas da região”, destacou o parlamentar.

Português frisou que entre as ações prioritárias para melhoria do turismo no município estão a reforma completa do Aeroporto Nelson Dantas, revitalização da orla do rio Paraguai e qualificação dos profissionais que atuam nos segmentos turísticos. Mesmo com uma pista de 1.600 metros, o aeroporto não opera vôos noturnos e requer melhorias urgentes na infraestrutura.

Os gestores da extinta Agência dos Projetos de Copa 2014, Yênes Magalhães e Yuri Bastos, expuseram os projetos da Copa, destacando as ações voltadas ao turismo. Entre os investimentos que devem beneficiar o município estão inseridas a qualificação profissional e ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo –Prodetur, do Ministério do Turismo, cujo valor total de financiamento para Mato Grosso deve ficar em aproximadamente R $ 400 milhões que devem ser investidos em obras de infraestrutura e fortalecimento de atividades turísticas.

O prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, lembrou que a Copa traz diversas oportunidades para que ações sólidas sejam desencadeadas. “O município já está trabalhando para melhorar o investimento em turismo, uma atividade que pode e deve render muito mais como fonte geradora de emprego e renda”, frisou o gestor, adiantando que o município já desencadeou ações para reestruturar a cidade e receber turistas que devem visitar o Pantanal no período da Copa de 2014.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rosângela Lazarin, pontuou que a entidade se articula junto com a prefeitura e órgãos estaduais no desenvolvimento de uma política de turismo, com a participação dos segmentos envolvidos na organização do setor.

Participaram também da audiência o deputado Ezequiel Barbosa, secretários do município, prefeitos da região Sudoeste, reitor da Unemat, Adriano Silva, membros do Conselho de Turismo, superintendentes de consórcios intermunicipais, presidente da Câmara Municipal de Cáceres, vereador Antonio Salvador, e da Câmara de Araputanga, Ilídio Silva.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114