Cuiabá | MT 28/04/2024
Interior de MT
Sexta, 07 de outubro de 2011, 06h56

TAC prevê adequações em cemitério municipal


O município de Jangada, distante 73 Km de Cuiabá, firmou um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso comprometendo-se a sanar várias irregularidades apontadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em relação ao cemitério da cidade. A primeira providência a ser adotada será a solicitação da Licença de Operação. O acordo extrajudicial foi assinado no início desta semana.

De acordo com a promotora de Justiça Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes, o cemitério vem funcionando há vários anos sem licenciamento ambiental, o que pode causar danos à saúde da população e ao meio ambiente. “No TAC, além de se comprometer a atender às condicionantes elencadas pela Sema no processo de licenciamento, o município também deverá cumprir algumas notificações determinadas pelo órgão ambiental”, explicou a promotora de Justiça.

Consta no TAC que, no prazo de 30 dias, o município terá que apresentar um estudo geotécnico da área do atual cemitério. As sepulturas que estão em fase de desmoronamento também deverão ser adequadas. “O município deverá ainda proceder, periodicamente, à limpeza nos arredores do referido local e não executar novos sepultamentos a menos de 5,0 metros do muro do cemitério”, acrescentou a promotora de Justiça.

Segundo ela, no acordo também ficou estabelecido que o município apresentará, no prazo de 45 dias, três novas áreas para vistoria e análise, mediante estudos geotécnicos, para a implantação de um novo cemitério. O referido estudo deverá ser apresentado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente. O descumprimento injustificado dos prazos e obrigações estabelecidos no Termo de Ajustamento de Conduta implicará no pagamento de multa diária de dois salários mínimos.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114