Cuiabá | MT 27/04/2024
Interior de MT
Sábado, 08 de outubro de 2011, 08h51

Brasnorte recebe programa ?De Cara Limpa Contra as Drogas? da Polícia Civil


Com o intuito de sensibilizar, conscientizar e prevenir o uso de drogas, o programa “De Cara Limpa Contra as Droga”, desenvolvido pela Polícia Judiciária Civil, visitou na terça-feira (04.10) o município de Brasnorte (579 km a Noroeste de Cuiabá). A população demonstrou bastante interesse em desenvolver o programa coordenado pela delegada Juliana Chiquito Palhares e os investigadores Fabiano Rondon Camargo e Evillyn de Oliveira.

A coordenadora do programa, delegada Juliana Chiquito Palhares, disse o a população e autoridades de Brasnorte foram bastante receptivos as ações do programa e espera que as atividades preventivas sejam implantadas nas escolas do município. “Se o município de Brasnorte abraçar o programa De Cara Limpa Contra as Drogas contribuirá para a conscientização e prevenção dos jovens nos fatores de risco, além de ampliar os fatores de proteção, oferecendo alternativas interessantes e saudáveis”, salientou.

Durante a manhã, no auditório da Promotoria de Justiça, o investigador e gerente do programa Fabiano Camargo, explanou os programa e seus objetivos. “A prevenção é muito importante para que as crianças e os adolescentes não entrem no mundo das drogas. E o programa De Cara Limpa Contra as Drogas, é uma das vias encontradas pela Polícia Civil para reduzir a criminalidade”, disse.

Camargo também ressaltou que a prevenção ao uso e a repressão estão interligados, ou seja, suas atividades estão associadas. “Combatendo o tráfico de entorpecentes também abolimos a comercialização da droga, pois não podemos esquecer que o vício acaba com as coisas mais importantes da vida que é a família, o trabalho e a dignidade”, frisou.

Com grandes expectativas, cerca de cem pessoas, entre eles estudantes, professores, pais, autoridades de entidades públicas e privadas, prestigiaram no período noturno, as palestras sobre os malefícios das drogas e a Lei Maria da Penha, no auditório da Câmara Municipal.

O programa De Cara Limpa Contra as Drogas é desenvolvido pela Polícia Civil há quatro anos, com três níveis de prevenção: primário, secundário e terciário. “O programa abrange três níveis de prevenção, o primário aos que ainda não experimentaram nenhum tipo de droga lícita e ilícita, o secundário com os que já experimentaram ou usam eventualmente algum tipo de droga e o terciário que trabalha com os dependentes químicos”, explicou a investigadora Evillyn.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Flaviane Zequine Piovezan, o município de Brasnorte já vem trabalhando com o terceiro nível de prevenção, que é a internação para a recuperação dos dependentes químicos.

“Os dependentes químicos aqui de Brasnorte tem pedido ajuda para saírem do mundo das drogas e a Secretaria de Saúde já conseguiu um espaço para que esses usuários possam se tratar. Já conseguimos internar três jovens. Com a vinda do programa aqui vai melhorar ainda o trabalho e tirar os jovens das drogas”, ressaltou a coordenadora.

O programa De Cara Limpa Contra as Drogas, além de ajudar a prevenir e tirar crianças e jovens dos transtornos e malefícios das drogas, também ajuda a combater a violência doméstica contra a mulher. Para a delegada Juliana Chiquito Palhares, que ministrou a segunda palestra sobre a Lei Maria da Penha, a violência doméstica está associada ao uso de drogas e bebidas alcoólica. Entre janeiro a setembro de 2011, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, do Idoso e Criança de Várzea Grande, onde a delegada atua, instaurou 374 inquéritos de violência doméstica.

“Quem sofre de violência doméstica perde sua autoestima, o seu valor e em muitos casos não se vêem como vítimas”, enfatizou a delegada.

A delegada também destacou que o índice de denúncia contra violência doméstica ainda é muito pouco, devido o crime acontecer no âmbito familiar. “As mulheres ainda tem uma barreira muito grande em denunciar seus companheiros, porque a violência doméstica que ela vem sofrendo acontece no seu convívio familiar”, observou.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114