Cuiabá | MT 28/04/2024
Interior de MT
Domingo, 09 de outubro de 2011, 10h27

Prefeitos enaltecem a iniciativa do Governo de descentralizar o Casamento Comunitário


Desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso com o objetivo de promover o efetivo exercício da cidadania, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares, o Casamento Comunitário 2011, ação coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), chegou a sua segunda edição regionalizada na noite desta sábado (08.10), com a união de mais de 1.600 casais da região Norte de Mato Grosso.

Presente na cerimônia, o governador Silval Barbosa reafirmou a importância do fortalecimento da família e disse que expandir as ações governamentais para o interior do Estado continuará sendo um dos principais motes da administração estadual.

"O Governo do Estado está empenhado no desenvolvimento de ações que beneficiem todas as regiões de Mato Grosso. Com o Casamento Comunitário não poderia ser diferente, principalmente, por ser uma ação que visa regularizar a vida jurídica dos casais e fortalecer os laços afetivos das famílias mato-grossenses", destacou Silval Barbosa, que na última semana comemorou 28 anos de casado com a primeira-dama e secretária da Setas, Roseli Barbosa.

A descentralização do Casamento Comunitário, que ao longo dos últimos sete anos já uniu mais de cinco mil casais na capital mato-grossense, foi enaltecida pelos prefeitos da região Norte de Mato Grosso presentes na edição regionalizada de Sinop.

“O Governo do Estado está de parabéns pela realização de mais uma ação governamental que oportunizou a participação de casais de todos os municípios do Estado”, afirmou o prefeito de Sinop, Juarez Costa, anfitrião do evento na região.

Com o mesmo entendimento, os prefeitos de Itanhangá e de União do Sul, Vanderlei Proenço Ribeiro e Ildo Ribeiro, respectivamente, destacaram a importância desta realização com o foco na cidadania. “Ao realizar um evento no porte que assistimos em Sinop, o Governo Silval Barbosa dá mais uma demonstração de que chegou para trabalhar por todo Mato Grosso”, observou Vanderlei.

“Garantir o pleno exercício da cidadania para a população de baixa renda, que muitas vezes não tem acesso aos programas do governo por não terem condições de se deslocarem para a Capital, é um dos maiores benefícios de ações como o Casamento Comunitário”, avaliou o prefeito de União do Sul.

A HORA DO SIM

Os noivos inscritos para o Casamento Comunitário regional, realizado em Sinop, nesse sábado, chegaram cedo ao local do evento. Às 14h30 já havia casais posando para as fotos oficiais e assinando os documentos que celebram judicialmente o casamento. Ao entrarem no Sambódromo municipal, os noivos eram envolvidos pelo clima de romance, proporcionado pela decoração especial, com tapete e rosas vermelhas, além de cenários fotográficos montados especialmente para a ocasião.

A cerimônia iniciou às 19h, com a apresentação da Orquestra Jovem de Mato Grosso, que embalou o clima romântico da noite.

Para o casal Antônio Marcos e Luciane Kátia de Almeida, de Sinop, juntos há sete anos, o casamento é a confirmação e a regularização do amor entre os dois. “É a realização de um sonho. Eu esperei sete anos para que isso acontecesse”, desabafa Luciane, contando que eles se conheceram por meio de uma amiga e que, no começo, ela não gostava dele.

“Mas o Antônio insistiu tanto, mandou tantas flores, que eu não resisti. Eu estava decepcionada e já era separada há oito anos, quando o conheci. Nós namoramos apenas um mês e resolvemos morar juntos. E estamos juntos até hoje”, enfatizou a noiva.

Outro casal feliz com a cerimônia é Lourenço e Edemilia Messias, de Itanhangá, que estão juntos há 23 anos, tem 3 filhos e 2 netos. Segundo Lourenço, eles já tinham marcado para oficializar a união anteriormente, no Casamento Comunitário realizado em 2008 em Itanhangá. “Mas eu fui trabalhar no interior e esqueci da data. A Edemília não teve como me avisar. Já tínhamos até convidado os padrinhos”, conta o noivo, acrescentando que os dois se conheceram em Paranaíta e logo começaram a namorar. “Mas naquela época eu não pude casar porque tinha perdido meu registro de nascimento, que era de São Paulo. Só agora pudemos realizar nosso sonho. Estamos muito felizes”.

O casal Tatiane e Edielson da Silva, de Vera, também vieram a Sinop oficializar a união matrimonial. Eles estão juntos há dois anos e, recentemente, tiveram um filho. O casal se conheceu na igreja e estão muito felizes por formarem uma família perante a lei.

“Isso é muito importante. Nós não nos casamos antes devido a nossa situação financeira. Estamos aproveitando a oportunidade”, afirma Edielson.

Para Jorge e Vitória Santana, de Sinop, e juntos há 12 anos, o casamento comunitário é um momento muito importante em suas vidas. “Eu não espera poder oficializar nossa união. Nós estávamos separados, mas voltamos. Temos dois filhos e a família é o mais importante”, declara Jorge, contando que a família sempre torceu para que eles ficassem juntos. “Para mim, este momento é tudo. Eu não acreditava que fosse acontecer. É a realização de um sonho. Ele terá de me aguentar para o resto da vida”, fala a emocionada noiva.

O Casamento Comunitário de Sinop contou com a presença do monsenhor da Diocese de Sinop, Karl Manfred, e do pastor da Igreja Batista Nacional, Reginaldo Matias, que abençoaram os casais.

Conforme a secretária adjunta de Cidadania da Setas, Vanessa Rosin, a cerimônia do Casamento Comunitário da região Norte de Mato Grosso reuniu noivos dos municípios de Guarantã do Norte, Itanhanguá, Santa Carmem, Sorriso, Tapurã, União do Sul, Vera e Sinop.

A próxima edição do Casamento Comunitário 2011 será realizada no próximo sábado (15.10) no município de Rondonópolis, reunindo cerca de mil casais da região Sul de Mato Grosso.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114