Cuiabá | MT 18/05/2024
Interior de MT
Terça, 24 de abril de 2012, 18h56

Comitiva da Sesp ouve reivindicações e garante melhorias durante audiência pública em Alta Floresta


Alta Floresta - Criação de um centro socioeducativo para menores infratores e outro para tratamento de dependentes químicos, planejamento estrutural para Polícia Judiciária Civil e ampliação do efetivo da Polícia Militar. Essas foram as principais reivindicações feitas durante a audiência pública realizada nessa segunda-feira (23-04), na Câmara Municipal de Alta Floresta.

A audiência foi uma oportunidade para os representantes da Sesp destacarem as ações e os avanços obtidos no setor e falarem sobre as possibilidades de ampliar ainda mais a estrutura de segurança pública do município e região.

Na audiência estiveram presentes todos os diretores e comandantes das instituições que compõem a estrutura da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), que são elas: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica, e reuniu cerca de 120 pessoas, representantes do poder público, comércio e lideranças comunitárias.

Conforme o secretário da Sesp, Diógenes Curado, o Governo do Estado deverá realizar novos concursos públicos para que seja possível a ampliação do quadro efetivo da PM, CB, PJC e Politec. "O Governo do Estado pretende minimizar essa deficiência estrutural por meio de melhorias não somente no quadro efetivo das instituições de segurança, como também, na estrutura física delas", salientou.

O secretário também destacou algumas ações que já vem sendo realizadas pela secretaria e outras que devem ser implantadas para repressão ao uso e comércio de drogas. "Desenvolvemos o Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, que consiste em ações educativas realizadas em bairros e escolas. Também estamos elaborando um projeto que será aplicado em escolas localizadas em bairros considerados vulneráveis, em que um policial será responsável por todas as questões que envolvem a segurança do jovem estudante daquela escola", explicou Diógenes.

Na audiência os comandantes e diretores das unidades puderam apresentar resultados dos trabalhos desenvolvidos na região e explicar sobre algumas melhorias que deverão ser feitas no município.

O comandante geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, afirmou que o município é um dos que mantém os índices de criminalidade em níveis toleráveis. Na ocasião, o comandante também sugeriu que fosse feita a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) e garantiu que o município deverá receber o reforço de mais 210 policiais até 2014.

O delegado geral da PJC, Anderson Garcia, mostrou que o município registrou queda de aproximadamente 25% no primeiro trimestre de 2012, se comparado ao mesmo período do ano anterior, no que se refere a inquérito remanescente. E que foram cumpridos, em parceria com a PM, 74 mandados de prisão. "Demonstra que nossa equipe vem trabalhando de maneira empenhada e com apoio de outras instituições compromissadas com a segurança da população", considerou o delegado Geral.

O diretor geral da Politec, Rubens Okada, também afirmou que a estrutura da instituição deverá ampliar em dois anos. "Teremos um acréscimo profissional de dois médicos legistas e dois peritos criminais para atuar no município", assegurou. O comandante geral adjunto do BM, coronel Marcos Weber Hubner, apresentou a estrutura existente no município que atende toda a região e também enfatizou a ampliação do quadro efetivo em mais dez bombeiros e sugeriu a possibilidade de desenvolver o projeto social 'Bombeiros do Futuro', que atende crianças e adolescentes.

Além dos representantes da Sesp, dos vereadores de Alta Floresta também participaram da audiência, a prefeita do município, Maria Izaura Dias Afonso, o deputado estadual Romoaldo Junior e o licenciado, Ademir Brunetto. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114