Cuiabá | MT 04/05/2024
Interior de MT
Sábado, 05 de maio de 2012, 07h56

Construtora dá início as obras do aterro sanitário em Mirassol D`Oeste


A empresa contratada para a construção do aterro sanitário, em Mirassol D’Oeste, iniciou os serviços de escavação para a implantação da célula principal para o destino final dos rejeitos oriundos dos resíduos sólidos urbanos. Segundo o encarregado da obra, José Queiroz de Araújo, a empresa não quer perder tempo e aproveitar o tempo propício para o trabalho que pode ser atrapalhado em caso de chuvas.

O Complexo de Tratamento e Destino Final de Resíduos Sólidos Urbanos atenderá a demanda de cinco municípios do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal: Mirassol D`Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Curvelândia e Indiavaí.

O Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos deverá atender aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, pois contará com todos os equipamentos de controle de quantidade e qualidade, central de triagem com equipamentos para recicláveis, usina de reciclagem, pátio de compostagem, autoclave para desinfecção dos resíduos de serviço de saúde, célula impermeabilizada para rejeitos, lagoas impermeabilizadas para tratamento do chorume, prédio da administração, guarita e balança rodoviária, oficina e almoxarifado, conjunto de banheiros e ainda máquinas e equipamentos necessários para operacionalização de todo o complexo.

Além do complexo principal em Mirassol D`Oeste será instalado no município de Araputanga uma Central de Transbordo e uma central de triagem de recicláveis com todos os equipamentos que atenderá os municípios de Araputanga e Indiavaí. Já São José dos Quatro Marcos também irá receber uma central de triagem de recicláveis.

O projeto aprovado irá contemplar os municípios participantes com caminhões e equipamentos de coleta e transporte dos resíduos.

Orçado em mais de 6 milhões de reais o projeto é financiado pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. Os recursos federais foram captados junto ao orçamento geral da Fundação, conveniados e empenhados ainda no ano de 2008. A FUNASA já creditou na conta do Consórcio 30% dos recursos para o início das obras. Os cinco municípios beneficiados participam com a contrapartida financeira e despesas com aquisição da área e elaboração dos projetos.

Presidido pelo prefeito do município de Reserva do Cabaçal, Nivaldo Ponciano Coelho, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal está sediado em São José dos Quatro Marcos e é formado por 13 municípios da região: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D`Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D`Oeste, Mirassol D`Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114