Cuiabá | MT 04/05/2024
Interior de MT
Domingo, 06 de maio de 2012, 06h36

Represante do Ministério da Saúde participa de reunião


.Em acompanhamento aos trabalhos de atendimento aos pacientes da dengue o biólogo e coordenador da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Rodrigo Saide, esteve presente em reunião nesta sexta-feira (04.04) no Pronto-Socorro de Várzea-Grande para ratificar a importância do uso de acolhimento dos pacientes por meio do Protocolo de Classificação de Risco e Manejo do Paciente com suspeitas de dengue; e sua implantação nas unidades.

O Protocolo de Classificação foi elaborado pelo Ministério da Saúde e cria regras de atendimento e procedimentos que devem ser tomados em casos de suspeita de dengue. O quadro é avaliado de acordo com sinais de alarme, como: dores abdominais, queda abrupta de plaquetas, desconforto respiratório, entre outros; e sinais de choque, como: hipotensão arterial, choque, entre outros sintomas. De acordo com cada sinal o médico ou enfermeiro deverá seguir um roteiro de atendimento a este paciente.

De acordo com Rodrigo Saide as unidades de saúde devem trabalhar com o quadro clínico geral do paciente e não apenas em cima da queda de plaquetas. “Queremos realizar o trabalho de capacitação dos profissionais para que até na próxima semana este serviço de Classificação já possa ser implantado”, disse Rodrigo.

Para o subsecretário de Atenção Terciária, Geraldo Araújo, este novo procedimento de atendimento dará mais fluidez e reterá no Pronto-Socorro os pacientes que estiverem com sinais de gravidade. “Queremos dar mais atenção a todos e, principalmente, aos casos de gravidade”.

Estiveram presentes na reunião Matheus Serroni do Programa Nacional Contra a Dengue (PNCD-Brasília)o coordenador de enfermagem do PSMVG, Ludevacks Bonifácio Pereira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Guimarães Eckart, coordenador do Grupo de Combate a Dengue, Márcio Pereira, a consultora do PNCD-MT, Ludimila Souza, e Ana Paula Godoy do Escritório Regional da Baixada Cuiabana.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114