Cuiabá | MT 04/05/2024
Interior de MT
Quarta, 09 de maio de 2012, 16h46

Curso no IFMT Cáceres capacita técnicos para sistemas de produção agrícola


O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa realizou na última semana, no Campus do IFMT em Cáceres o I módulo do Curso de Capacitação Continuada sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono no Bioma Pantanal. O curso integra ações do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas, PISA desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA e do Projeto de Transferência de Tecnologias para Sistemas Integração Lavoura- Pecuária- Floresta (iLPF) desenvolvido pela Embrapa.

O objetivo é transformar a produção agropecuária convencional em tecnológica, sustentável, rastreável e com potencial para certificação a partir do desenvolvimento de sistemas agroflorestais, agrícolas e silvipastoris capazes de viabilizar o melhor aproveitamento sustentável dos recursos naturais disponíveis.

Em Cáceres, o IFMT sedia uma Unidade de Referência Tecnológica do PISA. Uma área de 14 hectares dentro do Campus da instituição que serve como escola para difusão de novas tecnologias e sistemas sustentáveis de produção. Única implantada no bioma Pantanal a URT de Cáceres deve validar ou não o sistema como unidade comparativa, possibilitando a expansão do modelo para outros municípios e estados brasileiros

“A nossa unidade está no segundo ano de funcionamento. Temos espécies florestais e agrícolas e no final do terceiro ano vamos inserir no sistema a pecuária”, explica o coordenador de Produção e Pesquisa do IFMT, professor Luciano Romano.

Segundo o coordenador técnico estadual do iLPF, o pesquisador da Embrapa Flávio Jesus Wruck, o foco principal do fomento à sistemas de produção agrícola sustentável, pautados nos pilares econômico, ecológico ambiental, social e técnico, é mobilizar a sociedade civil e formar agentes multiplicadores dessas tecnologias. “A sociedade civil local precisa está envolvida, precisa querer, então uma das ferramentas que adotamos é a oferta de cursos como este e treinar técnicos na região para transmitir o conjunto de tecnologias aos produtores”, afirma Wruck.

O primeiro módulo do curso contou com a participação de alunos e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Jane Vanini em Cáceres - instituição parceira do Programa; Alunos dos cursos do IFMT Campus Cáceres de Engenharia Florestal, Florestas, Agricultura e Agropecuária e Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Comodoro e da Associação das Empresas Florestais.

Entre as temáticas, o curso abordou os fundamentos dos Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Programas de capacitação continuada em Integração Lavoura-Pecuaria-Floresta (iLPF) da Embrapa no Estado de Mato Grosso por meio da coordenação do pesquisador Flávio. O professor do IFMT Campus Cáceres, médico veterinário, Paulo de Barros enfatizou os desafios para produção de pastagens no Mato Grosso.

Tecnologias de produção de mudas de espécies florestais foram apresentadas no evento pelo analista da Embrapa Agrossilvipastoril, engenheiro florestal Diego Barbosa Alves Antônio. O pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Maurel Behling abordou a Implantação, adubação e manutenção do componente florestal dentro da iLPF e o professor do IFMT Campus Cáceres, Reginaldo Medeiros apresentou o resultado de experiência de Sistemas iLPF implantados no município de Figueirópolis.

O curso contou ainda com agenda in loco na Unidade de Referência Tecnológica do IFMT com explanações do professor Luciano Romano e alunos do IFMT bolsistas do projeto sobre a implantação e manejo das lavouras e das espécies florestais dentro da iLPF nos anos agrícolas 2010-11 e 2011-12. Durante a visita o analista da Embrapa Diego Barbosa e o pesquisador Maurel Behling destacaram as principais características e funções das espécies florestais implantadas dentro da iLPF.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114