Cuiabá | MT 18/05/2024
Interior de MT
Sexta, 11 de maio de 2012, 23h26

Frente Municipalista debate assuntos importantes durante Encontro de Prefeitos


Durante a programação do 29º Encontro de Prefeitos, nesta quinta-feira (10), a Frente Parlamentar Municipalista da AL, coordenada pelo deputado Ezequiel Fonseca, debateu com os prefeitos temas como a situação dos consórcios intermunicipais, os atrasos nos repasses para a área de Saúde, a situação das estradas e a escassez nos investimentos econômicos.

O deputado Federal Júlio Campos participou das discussões e falou sobre a Emenda 29 da Saúde. Segundo ele enquanto o governo Federal não priorizar os investimentos na saúde, a situação não será revertida. “A saúde do nosso país está um caos, e ainda assim o governo fez cortes para essa área no orçamento. O que eles precisam entender que investimento em saúde é qualidade de vida para a população”, frisou. Júlio Campos disse que apresentou no Congresso um projeto de lei que destina parte da arrecadação dos bancos para a área da saúde.

O deputado e coordenador da Frente, Ezequiel Fonseca, falou da importância dos consórcios e das ações que já foram desenvolvidas através deles, como na área de agricultura familiar a pavimentação. “O estado deveria usar os Consórcios como uma bandeira política de auxilio aos municípios. É preciso rever a questão do maquinário urgentemente, pois ajuda muito os municípios e tem feito falta”, frisou Ezequiel.

Os deputados fizeram criticas ao governo do Estado. Zeca Viana defendeu que a situação dos consórcios precisa ser revertida. “As máquinas que eram uma grande ajuda para os consórcios, precisa voltar para eles. Não tem que se desfazer de algo que estava dando tão certo”, argumentou o deputado. Para o deputado Valdizete Nogueira o governador ainda não conseguiu impor a personalidade do seu governo. “Silval precisa sair da sobra da gestão anterior é mostrar a cara do governo dele. É preciso uma reforma no secretariado urgente”, disse.

A Frente Municipalista trouxe ao Encontro, o prefeito de Amparo/SP e presidente do Consórcio Intermunicpal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas, Paulo Miotta, e a representante do Observatório dos Consórcios, Marcela Querubim. Paulo Miotta apresentou aos prefeitos as ações do Consórcio, que tem contribuído para que os municípios cumpram o Plano Nacional dos Resíduos Sólidos. “É preciso que haja entre os governantes uma cooperação política e não uma competição, só assim as coisas darão certo”, disse o prefeito. Marcela Querubim apresentou aos participantes o Observatório dos Consórcios, que tem como meta de agregar ações para políticas públicas regionais e incentivar a troca de experiências. A iniciativa faz parte de um trabalho de parceria da Caixa Econômica com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Participaram também do Encontro junto a Frente Parlamentar Municipalista, os deputados Wagner Ramos e Dilmar Dal Bosco. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114