Cuiabá | MT 18/05/2024
Interior de MT
Terça, 15 de maio de 2012, 11h36

Nova Mutum terá propostas na Conferência sobre Transparência e Controle Social


Nova Mutum emplacou sete propostas na Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial que será realizada de 18 a 20 de maio em Brasília. Dentro dos eixos temáticos propostos para a etapa municipal, foi extraído um conjunto de propostas posteriormente submetidas à discussão e aprovação na etapa estadual realizada em março em Cuiabá. “A aprovação de sete das nossas propostas mostra o grau de preparação de nossos representantes. Precisamos apenas aprimorar as ferramentas porque já temos uma política já configura e que garante a transparência das ações da gestão municipal e vemos que a nossa prática pode contribuir para melhor também em nível estadual e nacional”, diz a secretária-executiva dos Conselhos, Elizângela Rodrigues.

A conferência tem o objetivo de agregar ideias que subsidiarão a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social e nortearão futuras legislações no Congresso Nacional. Orientar o trabalho das instituições públicas, tendo como base o interesse e à necessidade da sociedade civil, é foco norteador das discussões da Conferência em nível nacional. Das 600 propostas sugeridas nas etapas locais e regionais, 20 foram aprovadas no evento estadual e seguem para Brasília. Numa análise rápida sobre esses dados, pode-se perceber que 35% das propostas que compõem a pauta mato-grossense tiveram sua origem nas discussões realizada em Nova Mutum no final do ano passado.

As discussões da conferência estarão centradas em quatro eixos principais: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle de gestão; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Além da aprovação das propostas que estarão em apreciação em Brasília, Nova Mutum também conseguiu eleger colocar três de seus representantes como delegado no evento nacional. Joarez da Silva Ramos e Rosangela Pasquali representam a sociedade civil organizada, e Janicleia Lima, é representante do órgão governamental. E, segundo Elizângela, os três estarão na capital do país com a incumbência de defender as propostas de Nova Mutum e do Estado de Mato Grosso.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114