Cuiabá | MT 28/04/2024
Interior de MT
Segunda, 16 de julho de 2012, 22h55

Instalado PJe na Comarca de Barra do Bugres


Foi instalado na tarde desta segunda-feira (16 de julho) no Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Barra do Bugres (168 km a médio norte de Cuiabá) o sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que substitui os processos físicos, gera economia e torna a prestação jurisdicional mais célere. A cerimônia de instalação contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho.

Durante a instalação, o presidente do TJMT ressaltou a sua expectativa em relação ao PJe. “O problema da falta de servidores no Judiciário parece nunca acabar, pois mesmo com o ingresso de novos funcionários, cada vez mais aumenta o número de processos. Por isso o PJe pode ser a solução para uma justiça mais célere”, frisou.

O procedimento eletrônico facilitará o trâmite processual, já que as partes podem consultar os processos on line, ganhando tempo e reduzindo gastos com papel e tonner, por exemplo. Operadores do Direito da comarca foram treinados na semana passada para trabalhar com o PJe. Além dos magistrados e servidores, procuradores do Estado, promotores de Justiça, defensores públicos e advogados receberão capacitação.

Para a viabilização do sistema na comarca – que visa quebrar paradigmas, mudar conceitos e promover a celeridade do trâmite processual –, o presidente do Tribunal de Justiça disse pretender contar com a adesão de todos que trabalham com a Justiça. O desembargador disse também que a escolha da unidade para instalar o PJe se deu pelo fato de que o Juizado Especial da Comarca de Barra do Bugres não tinha nem acesso à Internet.

Presente na instalação, a juíza diretora do fórum e responsável pelo Juizado Especial da comarca, Joseane Carla Viana Quinto, explicou que a principal vantagem do PJe é o fato de ser um sistema nacional desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e utilizado por várias unidades da Justiça Brasileira. “O PJe é acessível, rápido e gratuito e trará uma redução substancial de gastos e de tempo, melhorando assim a qualidade na prestação jurisdicional”.

Além da juíza diretora do fórum, a cerimônia de instalação contou com a participação da juíza Helícia Vitti Lourenço, do desembargador Guiomar Teodoro Borges, representantes da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Tangará da Serra e autoridades locais.

Aos presentes, o presidente lembrou ainda algumas das ações realizadas pela atual gestão em prol dos servidores e da sociedade, como a posse dos novos 43 juízes de direito substitutos que, além de ter aumentado o número de magistrados atuando no estado, movimentou a carreira da magistratura. Outro avanço citado pelo desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho foi o pagamento da Unidade Real de Valor (URV) aos servidores da Justiça Estadual.

O projeto piloto do PJe começou a funcionar no dia 5 de dezembro de 2011 no então recém inaugurado Juizado Especial da Fazenda Pública, no Fórum Desembargador José Vidal, da Comarca de Cuiabá. A Comarca de Barra do Bugres é a segunda unidade judicial a receber o novo sistema.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114