Cuiabá | MT 29/04/2024
Interior de MT
Terça, 24 de julho de 2012, 18h47

14º Café Colonial no CTG de Alto Garças

Galeria de Fotos (5 imagens)

14º Café Colonial no CTG de Alto Garças

  1. IMG_9735.jpg

  2. IMG_9727.jpg

  3. IMG_9725.jpg

  4. IMG_9721.jpg

  5. IMG_9705.jpg


O Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros da Saudade sediou pelo 14º ano consecutivo o Café Colonial nessa noite de sábado, 21 de julho.
O CTG é conhecido por suas notórias festas típicas da região sul do país. O primeiro Café Colonial foi organizado em 1998 por Valentim Carlos Darui, que chegou ao estado de Mato Grosso ainda na década de 80.

O intuito desse evento é não deixar que as tradições gauchescas sejam esquecidas, tanto pelos que a muito saíram de sua terra natal, quanto pelos que aqui nasceram e não querem se distanciar das suas raízes, além de ser aberto também à população em geral, o que permite que todos compartilhem um pouco da cultura sulista.

Faz-se presente uma hierarquia que é bastante respeitada, sendo elas: o Patrão (João Luiz de Oliveira) que é o presidente e coordena as atividades do CTG, o Vice Patrão (Nelson Joset), possui as atividades características de um vice, o Tesoureiro (Luiz Zano) que cuida da parte financeira e Patroa (Carmem Oliveira) que é a mulher do patrão.

- ‘O Café Colonial é um banquete, assim podemos dizer’, destaca a Patroa. ‘Possui cerca de 40 pratos que se dividem em quentes e frios, um exemplo de fartura típica do Rio Grande do Sul.’

- ‘Toda a comida oferecida na noite de sábado foi preparada por nós mulheres, esposas dos membros, onde nós mesmas saímos em busca de donativos para a fabricação desses quitutes.’

Quem teve a oportunidade de comparecer pode degustar: bebidas como vinho, café, chá mate e leite; diversos tipos de salgados, bolos, biscoitos, cucas e pães, além é claro de algumas comidas características da região, como: salame feito artesanalmente, quercuha (prato alemão), morcilha e buchinho (bucho de porco recheado).

O CTG conta hoje com 184 sócios patrimoniais, dentre os quais há uma participação ativa de todos eles. Toda a renda obtida nos eventos é para custear as próprias despesas do local.



24/07/12, 20:36
Thiago disse:

Fui, provei e aprovei. Parabéns!


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114