Cuiabá | MT 14/05/2024
Interior de MT
Quinta, 09 de agosto de 2012, 07h56

Projeto de robótica de Barra do Bugres recebe novos equipamentos


O projeto de robótica do Núcleo de Tecnologia Avançada (NTA), desenvolvido no campus de Barra do Bugres da Unemat, recebeu duas bases para desenvolvimento de robôs, doadas por empresa local de equipamentos eletrônicos e repassadas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

O projeto de robótica tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos uma forma de aplicar os estudos desenvolvidos em sala de aula em atividades práticas que facilitam o aprendizado e habilidades específicas, por meio do desenvolvimento de um robô autônomo capaz de realizar uma determinada função específica.

Este ano, o projeto de Robótica vai participar da Conferência Latino-Americana de Regulamentação (LARC 2012), que compreende a Competição Brasileira de Robótica (CBR), Olimpíadas Brasileira de Robótica (OBR) e Feira Nacional de Robótica (MNR), em conjunto com Simpósio Latino-americano de Robótica (LARS 2012), que acontecerá em outubro de 2012 em Fortaleza (CE).

O evento visa promover e incentivar o desenvolvimento de avanços tecnológicos em Robótica Móvel Autónoma da América Latina, incentivando a interação entre estudantes e pesquisadores em Robótica Móvel com competições em diferentes níveis e categorias. Nesta edição a competição tem o objetivo de buscar uma solução para um dos maiores problemas da sociedade, o lixo em especial o despejado nas praias.

Projeto - A equipe de robótica da Unemat surgiu no ano de 2005, por iniciativa de alunos e professores do curso de Ciências da Computação em Barra do Bugres. Naquele ano, a equipe da Unemat conquistou o terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano de Robótica. A sua segunda participação foi na Competição Brasileira de Robótica, em 2009.

Integram o projeto na Unemat os professores orientadores Armando da Silva Filho e Alexandre Berntd, e os acadêmicos Jéssica Delira, Tiago Almeida, Michael Henrique e Elio Santos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114