Cuiabá | MT 14/05/2024
Interior de MT
Quarta, 15 de agosto de 2012, 07h42

Entidade de Cáceres recebe doação possibilitada por Trote da Cidadania


A Fundação Casa de Maria José, entidade em Cáceres que abriga idosos, recebeu no dia de seu aniversário de 11 anos de criação (13.08) a doação de suprimentos comprados por meio do Trote da Cidadania, realizado pelo departamento de Enfermagem da Unemat. Quase R$ 3 mil reais, arrecadados pelos alunos calouros do curso, foram revertidos em material de cama, mesa, higiene, limpeza e cesta básica.

A Fundação mantém 10 casas em atendimento a nove moradores da 3º e 4ª idade, sendo alguns vindos de outros municípios para realização de procedimentos médicos, portadores de doenças degenerativas e idosos que não teriam condições de pagar aluguel. O responsável pela fundação, Frei Gumaro, explica que um critério para escolha do público atendido é que eles tenham recurso para se manter. “Eles têm que ter recurso para a própria alimentação, por exemplo. A doação ajuda os moradores a economizar e continuar aqui”.

A ação integrou a semana de recepção aos calouros do curso de Enfermagem, realizada de 30 de julho a 03 de agosto. A programação foi planejada por estudantes do segundo semestre, professores e incluiu palestras com profissionais da área, roda de conversa com alunos egressos, visita a hospitais da cidade, pedido de donativos junto ao comércio local e pedágios em ruas de maior movimento.

A coordenadora do projeto, professora Rosane Maria Andrade Vasconcelos, explica que o trote violento é proibido dentro da Unemat. “Por outro lado, o trote cidadão visa apresentar a Universidade e integrar os alunos calouros com os acadêmicos do curso. Eles têm a oportunidade, também, de ter contato com uma outra realidade, que muitos ainda não conheciam”, explicou.
O projeto é desenvolvido desde 2010 e em cada edição uma instituição da cidade é escolhida para receber os donativos. Já foram atendidos a Casa da Criança, o Hospital Regional e uma creche municipal.

Trote
O trote violento e outras atividades constrangedoras e de risco, como pintura sobre o corpo, corte de cabelo, são proibidas em Mato Grosso pela Lei Estadual nº 9.325 de 17/03/2010, e reiteradas pelo Conselho Universitário da Unemat, por meio da Resolução n. 041/2004-Consuni. O Trote violento é vetado dentro e fora da Universidade e sua prática pode gerar sanções acadêmicas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114