Cuiabá | MT 27/04/2024
Interior de MT
Segunda, 17 de fevereiro de 2014, 15h56

Municípios elaboram Plano de Desenvolvimento Rural em oficina da AMM


 Começou nesta segunda-feira (17) a oficina de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM. O evento segue até sexta-feira (21) e conta com a participação de 20 municípios, selecionados devido à vocação para atividade rural e maior demanda por atendimento. São parceiros desta realização o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT), o MT Participações e Projeto (MT-PAR) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A abertura contou com a participação de representantes dos órgãos parceiros e autoridades regionais. O superintendente da Associação, Darci Lovato, lembrou as ações da AMM voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado, durante o último ano, principalmente o Fórum de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson Saturnino, o objetivo dos planos é estabelecer diretrizes para o desenvolvimento rural local de forma sustentável e direcionar as políticas públicas fomentadas pelos municípios no campo. Eles também preveem o diagnóstico da realidade local, com o levantamento dos problemas e carências da área rural. “A organização de base é fundamental para o fortalecimento das secretarias municipais”, completou o gerente.

A oficina está sendo coordenada pelo agrônomo, professor universitário e criador da rede de agroindústrias rurais “Sabor Colonial” de Santa Catarina, Gelso Marchioro. Os participantes também contarão com a orientação dos facilitadores: Suzinei Silva Oliveira, da Embrapa; Fábio Lima, do Sicredi; Valquim Felix da Silva, da Sedraf; Adriana Silva, do MT-PAR; além de engenheiros agrônomos do MDA.

Susaf-MT

O deputado estadual José Domingos aproveitou a ocasião para destacar o empenho da AMM para a regulamentação da Lei 9.790/12, que trata do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Ele afirmou que trabalhará junto à Casa Civil para agilizar o processo, com o modelo apresentado pela Associação.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114