Cuiabá | MT 27/04/2024
Interior de MT
Segunda, 24 de fevereiro de 2014, 15h48

Empresários chilenos e bolivianos buscam integração com Mato Grosso


 

Cáceres recebeu na sexta-feira (21) empresários chilenos e bolivianos que desejam a integração comercial Sul-americana. O prefeito Francis Maris, anfitrião do evento juntamente com o Rotary Clube de Cáceres destacaram a importância estratégica do município como corredor de integração.

As discussões em estabelecer a integração entre os países do Cone Sul começaram há mais de 20 anos com um Fórum no Chile. Na época, rotarianos de Cáceres, entre eles o atual prefeito, estiveram no Chile buscando alternativas que para consolidar a parceria. No encontro desta sexta-feira em Cáceres a proposta que será defendida junto a classe política é a federalização da Rodovia 265 com o apoio do governo de Mato Grosso e da presidência do Brasil.

Além do prefeito Francis Maris, que lembrou a necessidade de ligar Cáceres, e consequentemente MT ao Porto de Iquique no Chile, como rota alternativa de escoamento da produção do Estado, também estiveram presentes no Fórum o presidente do Rotary e secretário de Governo, Washington Calado Barbosa, prefeito de Iquique no Chile, Jorge Soria Foro, o cônsul da Bolivia, Emilio Tamargo Oblitas, o deputado estadual Ezequiel Fonseca, o presidente da Câmara de Cáceres, Alvasir Alencar, Davi Ferreira de Carvalho representando a Federação das Indústrias de Mato Grosso , Darci Lovato, representando a Associação Mato-grossense dos Municípios e os coordenadores do evento Renato Rostey e Adilson Reis.

O Fórum de Integração foi aberto pelo presidente do Rotary, Washington Calado, que destacou a continuidade de um sonho que começou há 21 anos. “Esse embrião foi plantado há 21 anos pelo prefeito e pelo dr Renato Rostey, no Chile. Nós somos privilegiados pela localização e pelo rio Paraguai, que nós possamos colher bons frutos desse evento, os rotarianos e esse prefeito empreendedor".

O prefeito Francis, destacou a frase dita pelo padre Jair ao abençoar o evento: “Não adianta um vento favorável senão sabemos em qual porto chegar. E nós sabemos onde queremos chegar, no Porto de Iquique, e vamos fazer gestão junto aos políticos para que olhem para o Oeste de Mato Grosso e para o Pacifico. A produção de Mato Grosso é 50 milhões de toneladas para exportar e isso vai beneficiar todos os municípios do Oeste e os países : Bolívia Chile e Brasil, precisamos do asfalto de Sam Matias a Santa Cruz, temos interesses favoráveis, afirmou".

O deputado Ezequiel Fonseca lembrou que a rodovia 265 vem sendo utilizada há mais de 21 anos. “Eles estão aqui e não desistiram diante as dificuldades. Mato Grosso tem problema sério de logística, e essa pode ser a oportunidade que nós temos para alavancar essa região. Eu vou levar para os meus 23 companheiros da Assembleia Legislativa essa discussão, pois aqui é uma zona de produção de com alta produtividade."

O prefeito de Iquique no Chile, contou a história de sucesso do município e também o esquecimento a partir da invenção do salitre sintético. “Nós sonhamos juntos (Brasil, Chile e Bolívia), mas não trabalhamos juntos”, disse destacando a necessidade de união dos três países para o desenvolvimento da rota de integração.

A proposta extraída do encontro é criar uma comissão internacional com rotarianos, empresários e políticos, para acompanhar essa proposta e realizar um outro encontro em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia para avançar na consolidação do corredor bioceânico.

Durante as discussões Geraldo Leão e Adilson Reis apresentaram uma palestra destacando a vocação de Cáceres para o turismo, educação, saúde, além de falar sobre a posição estratégica do município na construção da rota para o Pacífico.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114