Cuiabá | MT 27/04/2024
Interior de MT
Quinta, 27 de março de 2014, 21h24

FIEMT realizará projeto nacional Associa Indústria


 Fortalecer o associativismo entre as micro e pequenas empresas para aumentar a competitividade industrial. Este é o intuito da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) ao realizar no Estado o projeto "Associa Indústria", idealizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A partir de abril, os empresários do setor poderão participar de cursos com informações práticas sobre temáticas que impactam diretamente a competitividade no mercado, como tributos, energia elétrica, relações do trabalho e meio ambiente.

Em Mato Grosso, as cidades de Alta Floresta, Rondonópolis, Colniza, Cuiabá, Primavera do Leste e Guarantã do Norte receberão cursos disponibilizados pelo "Associa Indústria", como, por exemplo: 'Como pagar menos tributos?', 'Como atender a fiscalização do trabalho?', 'Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?', 'Como prevenir problemas ambientais?' e 'Como evitar problemas trabalhistas?'. Todos os cursos serão gratuitos para as empresas associadas a um dos sindicatos patronais filiados ao Sistema Fiemt e terão carga horária entre 4h e 8h. "Fortalecer a indústria é algo imprescindível para que a economia de Mato Grosso cresça. Por meio do Associa Indústria, pretendemos capacitar os empresários em temas que interferem diretamente na capacidade de competir do mercado e, principalmente, afetam o ambiente de negócios do setor. Temos que trabalhar em conjunto, fortalecer o associativismo do setor industrial, para atingirmos maior competitividade", disse o presidente do Sistema Fiemt Jandir Milan. Com a moderação de um empresário nacional, ainda será realizado no Estado o 'Diálogo sobre a Competitividade' para discutir os desafios para a competitividade das empresas.

Outra novidade do projeto é o 'Intercâmbio de Lideranças Setoriais', que vai debater assuntos referentes à negociação coletiva, oferta de serviços, defesa de interesses e gestão sindical dos setores. Ao longo deste ano e de 2015, a CNI e o Sebrae investirão até R$ 14,50 milhões no projeto para disponibilizar 1.525 iniciativas para 53.500 participantes. O projeto integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI e desenvolvido pelas Federações das Indústrias de todo o Brasil. Em 2013, a Fiemt foi destaque nacional nas ações desenvolvidas para fortalecimento dos sindicatos patronais, com participações do presidente do Simno, Roberto Rios, em mesas-redondas pelo país e no Encontro Nacional da Indústria (ENAI) 2013, além da ampla divulgação jornalística do projeto no Estado. Nacionalmente, a CNI investiu R$ 38,1 milhões em atividades relacionadas ao programa entre 2007 e 2013.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114