Cuiabá | MT 02/05/2024
Geral
Segunda, 26 de junho de 2006, 15h36

Oferta de sementes será reduzida em MT


Além da crise de renda, os produtores de soja do Mato Grosso poderão ter dificuldades em encontrar algumas variedades de sementes em razão de problemas climáticos que reduziram a safra.

A produção de sementes, inicialmente estimada em 7 milhões de sacas de 40 quilos, não deve passar de 4,5 milhões de sacas, ou seja, 35,7% menor que o esperado. O ataque do fungo da ferrugem asiática e o excesso de chuvas na colheita em regiões como a Serra da Petrovina, berço de produção de sementes mato-grossense, são apontados como motivos para a redução da produção. Acredito que nesta safra o agricultor possa ter dificuldades em encontrar determinadas variedades de sementes, além da qualidade ser, na média, menor que a da safra passada, embora ainda dentro das especificações do Ministério da Agricultura, afirmou Odilio Balbinotti, vice-presidente da Sementes Adriana, maior produtora de sementes do Brasil.

A decisão do governo do Mato Grosso de impor vazio sanitário de 90 dias durante o inverno para evitar a permanência do fungo da ferrugem asiática nas lavouras impediu que os produtores de sementes plantassem no inverno para tentar suprir a oferta.

Balbinotti diz que em anos em que a oferta é mais restrita o Mato Grosso pode importar sementes de Goiás e da Bahia. O problema é que eles também tiveram quebra de safra, afirmou.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114