Cuiabá | MT 29/04/2024
Onofre Ribeiro
623386141c879849c418ec457e4022d5
Quarta, 30 de janeiro de 2013, 09h12

Cuiabá é uma merda?

O prefeito Mauro Mendes iniciou a sua administração cometendo o mesmo erro dos antecessores: criticando a gestão anterior e pondo-lhe a culpa pelos problemas que sua própria gestão vai enfrentar. Não tem erro mais grosseiro do que esse. A população já se encheu faz tempo, e só os prefeitos eleitos a cada gestão não perceberam que ninguém quer escutar desculpas: que a resposta para os problemas da cidade, que afetam os cidadãos.
Disse que encontrou os cofres da prefeitura vazios e a cidade cheia de problemas. O antecessor, Chico Galindo também fez a mesma coisa: culpou a gestão Wilson Santos, que antes culpara a gestão Roberto França, que culpara as gestões Coronel Meirelles e Dante de Oliveira. Nada mais pobre do que isso! O cidadão cuiabano, a quem a cidade deve prestar contas porque é o seu legítimo dono, fez a sua parte. Pagou os impostos diretos como IPTU e as taxas municipais. Mas de tudo o que comprou, foi-lhe cobrado o ICMS do qual uma importante parcela retorna aos cofres do município. Logo, todos, sem exceção, consomem produtos e pagam imposto à prefeitura.
Gestão é coisa do gestor. Cobrar e exigir por uma cidade decente é papel legítimo do cidadão. O gestor foi eleito sabendo o que iria encontrar. Se não sabia, pior ainda! Mostra incapacidade prévia. Voltamos ao prefeito Mauro Mendes e ao seu pessimismo. Ele foi eleito com 169.688 votos, equivalentes a 54,65% dos eleitores cuiabanos, contra 140.798 (45,35%) do opositor. Aos que o elegeram e aos que não votaram nele resta-lhes esperar dele uma gestão eficiente, eficaz e transformadora, porque, afinal, é o prefeito da cidade onde moramos todos!
O seu pessimismo contamina a cidade e os seus negócios, e nos leva a crer nas teses anteriores de outros gestores de que “Cuiabá é uma cidade inadministrável”. Pura incompetência! Mas quando o prefeito recém-eleito repete a mesma choradeira, passa atestado de despreparo e não oferece esperanças à sociedade. Em qualquer situação, nada é pior que a perda da esperança.
Não dá pra não comparar Cuiabá com sua eterna arquirrival Campo Grande. Lá esbanja-se autoestima e otimismo. E nós aqui nesse chororô infantil. Investidores escolhem cidades onde o espírito coletivo é positivo. Cidades derrotadas só atraem derrotados e outros negócios menores. Mas compreender isso requer compreender-se a alma, a história e os cenários futuros de Cuiabá. Talvez falte isso a uma gestão que pretende ser realizadora, mas cultiva o pessimismo e não parece não ter feito planos além de tapar buracos nas ruas. Aliás, os buracos que as gestões anteriores deixaram....! Faz Cuiabá parecer uma merda. Não foi, não é e nem será, mas desde que os gestores parem de olhar no retrovisor. 

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso onofreribeiro@terra.com.br
MAIS COLUNAS DE: Onofre Ribeiro

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114