Cuiabá | MT 29/04/2024
Onofre Ribeiro
623386141c879849c418ec457e4022d5
Terça, 12 de março de 2013, 10h12

PM, estudantes e sociedade

Repercutiu enormemente o confronto da PM com estudantes da Universidade Federal em Cuiabá. Mas não foi um episódio inútil. Deixou lições preciosas pra estudantes, pra PM e pra sociedade. Numa democracia, conflitos fazem parte e os confrontos também. Mas não se resolve conflito criando confronto armado como foi o caso em que policiais atiraram à queima-roupa contra estudantes desarmados. Natural a revolta da sociedade.
Agora, ficou bem claro que a PM precisa ser treinada para lidar com conflitos dessa natureza envolvendo estudantes, sem-terra, grevistas, comerciantes, mulheres, de torcedores de futebol, fechamento de ruas e avenidas por manifestantes, etc.etc. A PM existe para dar proteção ao cidadão. Um grupo de combate não pode ser autônomo e decidir arranjar um baita confronto social e político que prejudique as relações da sociedade com a instituição. Ela possui serviços muito relevantes prestados à sociedade no dia-a-dia. Merece todo o respeito, até chegar nesse ponto desnecessário.
O que fica de lição? Todas as vezes que uma parcela da sociedade, incluindo a própria PM, se sentir desconfortável com uma situação, tem o direito de se manifestar dentro da normalidade, que era o caso dos estudantes. E mais. A tendência no futuro é que a sociedade, cada dia mais descrente do poder público, vá mais para as ruas protestar. Logo, a PM precisa aprender a lidar com isso, porque seu dever não é se envolver no protesto, mas permitir que ele se faça em ordem, não prejudique a ordem social. Isso é pura política! E quem disse que a Polícia Militar não pode ser política?
Já os estudantes perderem nesses últimos 50 anos a capacidade de se politizar e de produzir futuras lideranças políticas. Estão recomeçando esse aprendizado. É natural que cometam eventuais exageros. A reitora da UFMT deu uma definição muito boa: “universidade é um espaço de conflitos”. É mesmo. De lá sairão os futuros líderes políticos, os líderes profissionais, os lideres empresariais e cidadãos politizados capazes de politizar essa sociedade despolitizada em que vivemos.
Ficaram lições que a PM não pode tentar sublimar dentro dos quartéis colocando-se como injustiçada e reativa. Precisa aprender com o episódio, porque é uma instituição ligada aos conflitos com todos os segmentos da sociedade. Os estudantes precisam se recompor e se organizar melhor. A Universidade precisa politizar melhor os seus estudantes. E a sociedade precisa acordar!
Todos aprendemos com o episódio! 

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso onofreribeiro@terra.com.br
MAIS COLUNAS DE: Onofre Ribeiro

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114