Cuiabá | MT 29/04/2024
Onofre Ribeiro
623386141c879849c418ec457e4022d5
Quinta, 08 de agosto de 2013, 10h00

Filhotes das ruas

Quem pensa que já viu de tudo, ou quem pensa que as recentes manifestações de rua no Brasil não produziram frutos, precisa pesquisar dois temas: imprensa Ninja e os grupos black bloc. Confesso desconhecer o assunto até ouvi-lo pela primeira vez nesta segunda-feira no programa “Roda Viva”, na TV Cultura, onde o jornalista Bruno Torturra e o produtor cultural, Pablo Capilé, ambos cuiabanos, deram uma entrevista profundamente reveladora de uma faceta subterrânea envolvendo os movimentos de rua e uma nova linguagem dele decorrente. O aparente silêncio das ruas não é sinal de morte, mas de estruturação da linguagem.

Vamos começar pelo termo “imprensa Ninja”. Transcrevo a definição:“N.I.N.J.A., sigla em português para Narrativas Independentes Jornalismo e Ação é o grupo responsável pela POSTV, sua mídia digital independente. E não nasceu agora, mas há um ano e meio, e está ancorada no movimento nacional Circuito Fora do Eixo. Nas manifestações que tomaram as ruas de várias capitais, ganhou maior visibilidade e chegou a picos de audiência de 120 mil espectadores. O que significa uma marca de 1,2 dos ibopes oficiais – e não é pouco, pois muitos programas da TV aberta não o atingem”.

Mas agora vem um conceito perturbador: “Nesses tempos fora do eixo e de paradigmas, talvez seja este o embrião da nova mídia do futuro que já é hoje – uma posttv feita por pós-jornalistas na rede social Facebook e no Youtube, para pós-telespectadores", definiu Bruno Torturra, o seu líder no Brasil, no programa Roda Viva A imprensa Ninja foi chamada de "mídia social das manifestações no Brasil" "Acho que a mídia [tradicional] não soube ler rápido o que estava acontecendo nas redes e nas ruas, e estávamos sempre presentes nos protestos, transmitindo tudo ao vivo, fotografando e dando o ponto de vista dos manifestantes”

Já os rapazes vestidos de preto, são do movimento Black bloc, já existente em outros países com visão semelhante à usada no Brasil, vistos nos protestos contra o governador Sergio Cabral, no Rio de Janeiro. É uma estratégia de manifestação e protesto anarquista, na qual grupos de afinidade mascarados e vestidos de negro se reúnem com objetivo de protestar em manifestações questionadoras.

Das manifestações das ruas, nascem inicialmente dois movimentos com linguagens e propósitos questionadores, capazes de acessarem os jovens pela linguagem e pelas mídias sociais, fora da percepção da mídia tradicional e dos segmentos políticos. Na prática uma nova onda surfa paralela à atualidade política. 

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso onofreribeiro@terra.com.br
MAIS COLUNAS DE: Onofre Ribeiro

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114