Cuiabá | MT 19/03/2024
Luiz Gonzaga Bertelli
1d67c7fcc4fc9af43b355fb1c71720ac
Quarta, 19 de março de 2014, 10h44

Gostar do que faz

Apesar de os índices de desemprego continuarem estáveis em patamares bem baixos, o país sente falta de mão de obra qualificada para alimentar o mercado de trabalho. Existe uma defasagem entre o que é ensinado nas escolas e o que as empresas exigem e, com isso, cresce a necessidade de qualificar cada vez mais nossos jovens por meio de especializações ou programas de estágio e aprendizagem.

Mesmo para aqueles que conseguirem seu espaço no mercado de trabalho, a formação deverá ser contínua. Quem acha que a conquista do diploma significa o fim do ciclo de estudos está enganado, com sérios riscos de tornar-se um profissional defasado em sua área de atuação.

O graduado em informática, por exemplo, terá, obrigatoriamente, que fazer cursos de atualização durante toda a trajetória profissional para lidar com os novos programas que não param de surgir. Da mesma forma o engenheiro, o médico, o professor e a grande parte dos profissionais. Agora, a carreira é construída ao longo de toda uma existência. Por isso, a escolha da profissão, nos dias atuais, deve ser encarada como parte de um projeto de vida.

No entanto, quase sempre o jovem, no final da adolescência, é pressionado na hora de optar pela carreira. São naturais as dificuldades de escolha para quem tem 17 ou 18 anos. Muitas vezes, ele ainda nem está maduro o suficiente para reconhecer as profissões com que mais se identifica. No livro Escolha Certa – As Profissões do Século XXI, que está disponível para download gratuito no portal CIEE (www.ciee.org.br), discuto as principais carreiras que devem oferecer melhores perspectivas de crescimento aos jovens profissionais.

A área de agronegócios, por exemplo, já se consolida como uma das mais promissoras no país. O Brasil é um dos maiores exportadores de carnes e grãos do mundo e, para atender ao crescimento da demanda por alimentos e energia, será necessário ainda investir muito nesse importante setor, principalmente na área de biocombustíveis. No livro, há muitos outros exemplos de áreas em alta, como beleza e saúde, gestão esportiva, ciências biomédicas, engenharia, entre outros, que são segmentos que demandam profissionais qualificados e ainda têm um espaço enorme de crescimento. Mas para alcançar um futuro promissor é necessário, antes de tudo, gostar do que faz. 

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretor da Fiesp
MAIS COLUNAS DE: Luiz Gonzaga Bertelli

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114