Cuiabá | MT 18/03/2024
Luiz Gonzaga Bertelli
1d67c7fcc4fc9af43b355fb1c71720ac
Terça, 13 de novembro de 2012, 09h37

Atalho para o primeiro emprego

Uma das principais reclamações dos jovens, quando se referem às oportunidades do mercado de trabalho, é a dificuldade para a obtenção do primeiro emprego. Sem experiência, eles perdem a disputa na preferência dos selecionadores por candidatos com prática comprovada e já capacitados para a profissão. A situação piorou nos últimos meses com a desaceleração econômica, que diminuiu a oferta de vagas, o que fez despencar os índices de primeira contratação para o mercado de trabalho formal.

 

Com 48 anos de experiência na inserção profissional e social do jovem, o CIEE aposta numa fórmula de sucesso para amenizar o problema: os programas de estágio e aprendizagem. Essa modalidade de capacitação prática dá para o jovem inexperiente a oportunidade de conhecer a dinâmica do mundo da produção, tanto no aspecto prático das funções desempenhadas quanto na aquisição e maturação de comportamentos corporativos, habilidades que não são trabalhadas em sala de aula.

 

Com o estágio, existe uma troca continua entre a teoria, que o estudante absorve na escola, e a prática no dia a dia nas empresas. Essa contribuição bilateral enriquece os conceitos e a capacidade de reflexão nas matérias e pode ser aplicadas empiricamente por meio de ações desenvolvidas durante o estágio. Ganham com isso a empresa, que terá jovens atualizados com o que há de mais moderno no mercado, e o próprio estudante, por receber uma formação mais sólida e adequada às exigências atuais da necessidade de mão de obra qualificada.

 

A aprendizagem, que vem em crescimento constante nos últimos anos – ao qual o CIEE empresta forte contribuição com o programa Aprendiz Legal –, também facilita o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, principalmente aqueles mais carentes, de áreas de vulnerabilidade social. Com contrato CLT, os aprendizes atuam na empresa e recebem capacitação teórica (que incluem ações voltadas ao desenvolvimento pessoal e da cidadania), sendo, dessa forma, lapidados para que se encaixem no mercado de trabalho em condições de serem efetivados e nele permanecerem. Portanto, o CIEE acredita que essas duas formas de capacitação são atalhos importantes que devem ser levados a sério pelos jovens que pretendem começar suas carreiras com o pé direito, com pensamento focado lá na frente, no sucesso profissional. 

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretor da Fiesp
MAIS COLUNAS DE: Luiz Gonzaga Bertelli

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114