Cuiabá | MT 19/03/2024
Luiz Gonzaga Bertelli
1d67c7fcc4fc9af43b355fb1c71720ac
Sexta, 18 de janeiro de 2013, 14h46

As tentações das férias

Descansar é preciso. Após um ano inteiro de estudos, o primeiro pensamento que passa pela cabeça dos jovens não poderia ser outro. Isso, sem falar nas tentações das férias: os arrasa-quarteirões do cinema norte-americano em cartaz, os mais recentes lançamentos de jogos eletrônicos, passeios com amigos, etc. O ócio tem seu valor, mas acontece que essa seria também a época ideal para roubar alguns dias e concentrar esforços na construção de carreira.

Além disso, há um incremento de oportunidades ímpares para quem quer ingressar no mercado de trabalho ou ganhar experiência prática. É uma combinação de fatores que pode passar despercebida: nos meses da virada de ano, ocorre uma avalanche de vagas de estágio, porque vencem muitos contratos que não podem ser renovados. Os motivos são os mais variados, passando pela graduação de estudantes – que, por força da lei, não podem mais continuar no programa de treinamento prático –, pelo término de contratos e até mesmo pela efetivação dos estagiários – 6 em cada 10 são empregados pela CLT. O CIEE, por exemplo, estima que nesse período nada menos do que 74 mil novas oportunidades surgiram em todo o país. Para participar dos processos seletivos, basta realizar um cadastro gratuito no portal www.ciee.org.br. Com o registro de rápidas informações pessoais tais como curso em que está matriculado, telefones de contato e e-mail para que os recrutadores do CIEE entrem em contato com o candidato. Feito isso, já é possível buscar instantaneamente por vagas que se encaixem no seu perfil. Todo esse processo também pode ser feito presencialmente nas 350 unidades e postos de atendimento que a instituição têm em todo o país (endereços disponíveis no site).

Outra dica: investir o tempo livre em cursos que podem preparar o estudante para seu início profissional. O CIEE oferece um leque de opções, todas gratuitas. Algumas sequer exigem deslocamento, caso das 35 oficinas de educação à distância, que permanecem sempre abertas aos internautas de todo o Brasil pelo portal instituição, com temas que vão de preparação para processos seletivos a administração de tempo, passando pelo pacote Office e matemática básica. Há, ainda, as oficinas presenciais de desenvolvimento estudantil e profissional, ministradas em janeiro, na capital paulista. No mesmo mês, será aberto processo seletivo para preencher 28 vagas de um curso diferenciado, que possibilita que o aluno logo parta para uma atividade remunerada. Promovido em parceria com a Cisco, multinacional especializada em tecnologia para redes e comunicações, o Cisco IT Essentials fornece conhecimentos que permitem identificar problemas e aplicar soluções para instalação, manutenção preventiva e consertos de computadores de mesa e laptops. Esse é exclusivo para estudantes dos níveis profissionalizante ou superior na área de Tecnologia da Informação. 

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretor da Fiesp
MAIS COLUNAS DE: Luiz Gonzaga Bertelli

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114