Cuiabá | MT 19/03/2024
Luiz Gonzaga Bertelli
1d67c7fcc4fc9af43b355fb1c71720ac
Quinta, 22 de dezembro de 2011, 15h59

Escolaridade em ascensão

A educação é o maior instrumento de transformação social que existe. Não há desenvolvimento econômico e social sem ensino de qualidade. Nas últimas décadas, muitos foram os exemplos de investimentos no setor que trouxeram resultados positivos, caso das citadíssimas Coréia do Sul e China. Também não se pode dizer que não houve avanços no Brasil. Apesar de pecar na qualidade do ensino – é só ver o desempenho pífio de nossos alunos nas áreas de ciência e tecnologia nas avaliações internacionais – houve avanços significativos, principalmente no tocante ao acesso à escola.

A universalização do ensino, mesmo que lentamente, está surtindo efeito. Um dado interessante revelado pelo programa Todos pela Educação e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que mais da metade dos adolescentes de 14 anos já superaram a escolaridade de suas mães. Entre os jovens dessa faixa etária, 71% cursam os três últimos anos do ensino fundamental e 9,5% estudam no ensino médio. Os prognósticos para o futuro são animadores, já que, quanto mais avançado é o ano em que a criança nasceu, maior é a chance de ela completar o ensino médio.
Os dados mostram também uma preocupação importante: a baixa escolaridade dos adultos, que vem preocupando em maior escala as empresas que buscam por mão de obra qualificada. O alento é que temos uma nova geração que chegará ao mercado de trabalho, no futuro, com mais escolaridade. Mas para que chegue mais bem preparada, será necessário que o poder público invista maciçamente na qualidade de ensino. Há problemas sérios desde o ensino fundamental até o superior que precisam ser resolvidos com urgência. Não é admissível, em pleno século 21, que crianças saiam da escola sem saber ler nem escrever corretamente, ou incapazes de realizar operações aritméticas básicas.

Fatores como a desigualdade social agravam ainda mais o quadro das deficiências da educação brasileira. De acordo com a pesquisa já mencionada, existe um abismo entre o ensino privado e o público. Para se dimensionar a defasagem, basta uma comparação: aos 14 anos, 60% dos estudantes da rede pública já atingiram a escolaridade de suas mães, enquanto, entre os alunos da escola particular, apenas 10% chegaram a esse patamar. Isso indica que as mães de alunos dos estabelecimentos privados têm escolaridade mais elevada. Essas famílias entendem a importância da educação para a formação do indivíduo e podem investir no futuro de seus filhos. E é o que pode acontecer com as novas gerações da classe média emergente no País. 

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretor da Fiesp
MAIS COLUNAS DE: Luiz Gonzaga Bertelli

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114