Cuiabá | MT 18/03/2024
Luiz Gonzaga Bertelli
1d67c7fcc4fc9af43b355fb1c71720ac
Terça, 13 de agosto de 2013, 09h01

De portas abertas

Atrair e reter profissionais qualificados são preocupações em pauta na maioria das grandes corporações, principalmente em tempos de escassez de mão de obra especializada. O estudo Talent Shortage Global Survey (Pesquisa Global de Falta de Talentos), que ouviu empregadores em 42 nações, indicou que 68% dos empresários brasileiros relataram dificuldades para preencher suas vagas. O índice foi quase o dobro da média geral, de 35%, o que faz do Brasil o segundo colocado na lista divulgada pela pesquisa, atrás apenas do Japão. O estudo mostrou ainda que as principais deficiências estão nos setores técnicos, já que essa formação ainda está muito aquém da necessária.

A falta de profissionais das áreas de ciências exatas é histórica, mas o problema surge com mais ênfase após o período de crescimento econômico que o Brasil viveu nos últimos cinco anos. Estima-se, por exemplo, que faltam no mercado cerca de 150 mil engenheiros. Na área tecnológica, um déficit de 100 mil profissionais de tecnologia da informação (TI).

Para não pararem no tempo e continuarem competitivas em um mercado cada vez mais concorrido, as empresas devem criar condições para incentivar o crescimento dos profissionais, com plano de carreira e acesso às tecnologias mais modernas. Outra regra básica na luta contra a falta de mão de obra qualificada é o investimento na formação profissional do jovem. E, nesse caso, nada melhor do que estabelecer programas de estágio eficientes que desenvolvam a capacidade do estudante, aproveitando os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade para que ele aplique esse cabedal de informações na prática da profissão.

O estágio é a porta aberta para o mercado de trabalho, pois possibilita a primeira experiência profissional e o primeiro contato com a profissão desejada. Permite que o estudante conviva com trabalhadores mais experientes, enriquecendo sua trajetória profissional. Os jovens podem, então, absorver a riqueza prática que os bancos escolares não trazem em suas disciplinas. O estágio é, portanto, um complemento valioso do diploma, que capacita o jovem para o mercado de trabalho. Em tempos de mão de obra escassa, é um belo remédio para o mundo corporativo, que pode investir na formação de seus próprios colaboradores. 

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretor da Fiesp
MAIS COLUNAS DE: Luiz Gonzaga Bertelli

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114